Projeto Educacional Cooperar

Projeto Cooperar

Cooperando dá para fazer mais!

O Projeto Cooperar atende jovens com idades entre 13 a 17 anos, prioritariamente matriculadas na rede pública de ensino. A iniciativa oferece oportunidades de qualificação profissional gratuita, tudo orientado por profissionais qualificados e material didático adequado. As atividades são desenvolvidas no contraturno escolar. Para a realização do projeto são firmadas parcerias com instituições, empresas e voluntários. Atualmente são atendidos 30 alunos por ano.

Transformando realidades

O trabalho desenvolvido pelo Projeto Cooperar, desde a sua fundação em 2007, tem sido um fator decisivo na formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida de jovens talentos. Ao oferecer educação profissionalizante gratuita, o projeto consegue promover uma mudança significativa na realidade de seus participantes, fomentando ao mesmo tempo a arte e o empreendedorismo, impactando de forma positiva o desenvolvimento dos jovens e, de certa forma, de todo o seu entorno social.

O que queremos

O que queremos

Arte como agente de transformação

O ensino de arte, em especial a fotografia, oferece uma oportunidade para que o jovem compreenda que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível.

Na arte, criar e conhecer são indissociáveis, e a flexibilidade é condição fundamental para aprender. Por isso guiar o jovem a interferir em seus pensamentos e hábitos simples, elevando-os a algo criador, é uma forma de transformar sua capacidade de ver, observar, descobrir e analisar os fatos do cotidiano, estimulando o pensamento crítico e contribuindo para o seu desenvolvimento.

Coordenação

A coordenação do Projeto Cooperar é realizada pelo fotógrafo e professor Alexandre Ferraz. Com mais de 20 anos dedicados a educação e ao voluntariado, Alexandre já participou da elaboração e implantação de importantes projetos sociais, como Segundo Tempo (Ministério do Esporte), Você Apita (Fiat Automóveis) e Educação para os Direitos Humanos (Youth for Human Rights International).

Ver currículo no LinkedIn

Apoio educacional

Nosso projeto conta com o apoio de empresas e instituições parceiras, que nos oferecem toda infraestrutura, insumos e materiais para o desenvolvimento das aulas, bem como mantém a equipe de professores, sem nenhum custo aos participantes.

Youth for Human Rights Matrix Digital Agência Phito

Bolsas de estudos - Inscrições abertas

Atualmente o Cooperar está oferecendo 30 bolsas de estudos gratuitas de fotografia, para jovens entre 13 e 17 anos de idade. Para concorrer é preciso estar matriculado na rede pública de ensino, residir na região metropolitana de Sorocaba e realizar a pré-inscrição. Os estudantes de escolas particulares também podem concorrer as vagas, porém com bolsa de 50% de desconto.

Faça aqui a pré-inscrição

Seja um voluntário

O trabalho voluntário pode ser uma oportunidade de desenvolver novas habilidades pessoais e profissionais. Proporciona novas amizades, vivências e experiências diversas, além é claro de ajudar o próximo. Se você sente vontade de fazer algo pelo bem maior, venha ser um voluntário em nosso projeto.

Cadastre-se aqui como voluntário

Contato

Fale conosco

Se você acaba de encontrar-nos pela Internet, gostaríamos de ter notícias sua. Por favor, nos informe o que deseja e quais são as suas perguntas. Será com prazer que estaremos a sua inteira disposição.

Atendimento

Segunda a sábado - Das 9h00 às 21h00

Telefone

(15) 99640-5135

Sem local físico

Apenas entregas e atendimento no local do cliente